O governo admitiu pela primeira vez e de forma oficial que o Presidente da República José Eduardo dos Santos está a receber assistência médica em Espanha.

O ministro das Relações Exterior, George Chicoti confirmou à rádio francesa RFI que o chefe de Estado sentiu-se mal por isso está em Barcelona a efectuar exames médicos.

O chefe da diplomacia afirmou que o presidente vai regressar ao país logo que melhorar. “Sabe que há momentos na vida de todos que não se sentem bem, mas ele está bem, ele está na Espanha, mas quando estiver melhor ele vai voltar”, disse Chikoti.

O governante deixou claro que o presidente tem feito exames regulares em Espanha e, por isso, é perfeitamente normal estar naquele país.

A confirmação do estado de saúde de José Eduardo dos Santos surge semanas depois das suas filhas Isabel e Tchizé dos Santos negarem nas redes sociais rumores sobre a saúde do presidente e sem darem informações. Também a UNITA veio a público pedir um esclarecimento oficial sobre a saúde do presidente.

No início de Maio deste ano, José Eduardo dos Santos abandonou o país para uma visita privada de duas semanas sem data de regresso.

Durante as últimas semanas, aausência de JES alimentou as especulações de que teria sofrido um AVC. Numa página no Facebook chegou a surgir um relatório que o presidente teria morrido.