maxresdefault.jpg
 
 

Temos recebido muitos pedidos de artistas para publicarmos as suas músicas, recebemos  mensagens dos amigos, as vezes até das namoradas. Todos juram que os artistas são talentos que Angola precisa de ouvir, mas alguns deles nem uma música gravada têm. Outros artistas querem aparecer de qualquer forma possível atrás da fama.  Recebemos também pedidos de ajuda de como entrar no mundo da música e quais são os passos a seguir. Podemos não ser agentes, mas soubemos  uma coisa ou duas sobre música e marketing. Para ajudar os artistas da nova geração, que não sabem por onde começar ou que passos tomar para começarem ou catapultarem as suas carreiras para a frente trouxemos uma colecção de conselhos e dicas que eu chamo de mandamentos, porque realmente os conselhos são indispensáveis para vocês.  

1 Mandamento Faça a Sua Pesquisa

O sucesso de Zona 5, Força Suprema, TRX, MOB, Preto Show, Neru americano, CFK e muitos outros tem inspirado a nova geração  a seguirem os mesmos passos que eles. Mas fazer a transição do quintal da casa da tua mãe, para o cine Atlântico ou Centro de Conversões do Talatona não é fácil. Tendo em conta a saturação do mercado actual, em qualquer canto onde olhas encontras um novo Rapper ou Kudurista etc .

A maioria das produtoras não irão piscar os olhos na direção do Rapper que não tem tracção, ou dar uma oportunidade há um Kudurista que não tem brilho, que não tem uma música que estar a bater nos bairros, nos candongueiros. Se não tens um Mixtape ou EP que está a dar o que falar e não estás em ascensã, podes esquecer o patrocínio do empresário da juventude ou qualquer outro boss. Como é que podes conseguir a tracção, e ter o povo a baixar a tua música como se fosse gelado de mucua no verão ? Como vás  competir com os grandes da música? Simples tens que ter um plano !  Para quem estás a cantar? Em outras palavras qual é o seu publico alvo? O que é que eles gostam? Como é que se vestem? Quais são os problemas que eles têm? Porquê é que isso é importante? Porque a tua música tem que afectar emocionalmente a pessoa que vai ouvir a tua música, o quanto mas souberes sobre o teu publico alvo, maior é a chance de fazer uma música que as pessoas possam se identificar.

2 Mandamento domine a Arte de Rap ou Kuduro

Não podes ser Rapper se não sabes contar ou compor 16 barras em condições, aprenda como é escrever uma estrofe correctamente, aprenda a estructura de uma música.  

 

Ouça todo tipo de Rap, desde Força Suprema a Black Company, Gabriel o Pensador, SSP, Kalibrados, Tupac, Drake etc.  Se fores Kudurista ouça Tony Amado, Sebem, Queima Bilha, Se Mal, Bruno M, Pai Banana etc. Quanto maior forem as tuas influências melhor serás como um MC, estuda a história da cultura ! Torna-te amigo do dicionário para não teres rimas básicas, como boda com moda, mo sangue com pongue,  cumue com wawé ou madie por favor poupe-nos! Quanto maior for o teu vocabulário, melhor estarás capacitado parar formar um esquema de rimas de multi sílabas que vai deixar o people malaike. Leia mais, ouça o noticiário, tenha um olhar clínico de tudo que passa ao teu redor ti para poder fazer uma análise mais profunda do quotidiano. Rappers e Kuduristas são jornalistas, que utilizam as rimas e jogo de palavras como matéria, o vídeo clip como a reportagem. Se não queres ser um artista vazio sempre a cantar sobre damas no club, garrafas de Moet, carros que sabes que não tens, leia mas.

Pratique todos os dias, a prática leva à perfeição. Ponham tempo suficiente nas vossas estrofes, ninguém quer ouvir rimas que parecem que foram escritas em 5 minutos. Estudem flows, aprendam tudo sobre tudo, e seja relevante.

3 Mandamento Cria Música de Qualidade

Muitos novos artistas esquecem que no final do dia o que importa é a música. Se a tua cassete não fizer as pessoas se identificarem fortemente falhaste! Se ninguém mexer a cabeça, se ninguém que não te conhece não tiver uma reacção parecida com ” EHHH granda a som, xé wi isso é cassete ou Wi levanta o som ” não vais ir muito longe. Para de ouvir a tua família e os teus avilos eles te amam e querem tu tenhas sucessos. A prova real será como o público em geral vai receber a tua música. Não digas “Esse Rapper/Kudurista tem sucesso mas a música dele é malaike, esse Rapper/Kudurista é fraco, eu canto melhor”  queres mesmo definir um nível tão baixo para ti ? Queres que as pessoas saibam quem és ? produz ou encontra o produtor com instrumental rijos e escreve um sucesso e repete o processo. Mas o processo leva horas, muito trabalho, muita rejeição e tens que olhar para dentro de ti mesmo e poucos emergem no topo. Mas lembra um bom beat e boas rimas não é a meta é apenas o alicerce.

4 Mandamento Usa Recursos Que Tens, Tenha Uma Estratégia

Riggs Morales: Vice Presidente da Atlantic Records. 

 Criatividade: “A capacidade de se destacar do resto começa aqui. Mesmo se você se encontrar em um lugar obstruído por outros perseguindo a mesma coisa que você é (produtor, musico, rapper etc), você deve nutrir a capacidade de criar algo que o diferencia de todos e irá ajudá-lo a se destacar.”

 Recursos: “Aprenda a trabalhar com menos para obter mais. Você pode fazer tanto com um três do que com 1.000, tudo depende de como você quer trabalhar. Aprenda a trabalhar com elementos essenciais vai empurrá-lo a fazer o melhor com o que você tem.”

 Estratégia: “Depois de construir um sistema coeso com o que você tem, então é importante utilizar o pouco que você tem com uma abordagem estratégica. Faça cada passo pequeno contar para etapas maiores.”

Visão: “Tenha um esboço claro (e realista) de onde você quer ser e o que você acha que levará para chegar lá. Saiba que isso não vai acontecer da noite para o dia. Levará tempo para você desenvolver um ritmo através de tentativa e erro, o que acabará por cortar a gordura fora de sua arte e desvendar o artista que você estava destinado a ser.”

 Arranje emprego: Não vais fazer dinheiro enquanto trabalhas na música , o que pode levar a um estado stressante e pode interferir com os teus ritmos criativos. Arranja um emprego que lhe permite pagar contas e colocar comida na mesa até que seu "passatempo ou a tua paixão " se transforma em "ocupação remunerada".

 

5 Mandamento seja Humilde, Trabalha Não da Confiança

Artistas da nova escola geralmente têm a tendência de ter uma percepção inflamada do que eles realmente são. Todos são os melhores, todos fazem e desfazem, nunca ouve ninguém antes deles e não vai haver ninguém depois deles. Sinceramente é cansativo, nem todos podem ser Naice Zulo mas conhecido pelas coisas problemáticas que diz do que pelo sucesso ou impacto na cultura. Nem todos podem ser Jessica Pitbull, embora seja a febre do Kuduro agora mas só tem duas músicas no mercado.

Não siga todas as tendências que aparecerem. Trabalhe mais - não precisas constantemente dizer que és o tal  - os resultados falam por si mesmos. Lembre-se de não irritar o povo a quem você está tentando conquistar.

6 Mandamento Cria Uma Equipa de Profissionais

Infelizmente a industria de música de Angola não esta bem desenvolvida.  Muitas funções dentro da industria do show business não estão  bem definidas, as pessoas usam vários chapéus e facilmente criam conflito de interesses. A última coisa que um novo artista precisa é conflito de interesses. Cria uma equipe de profissionais que acreditam em ti e na tua música, desenvolve uma identidade como artista e teu team te vai ajudar a navegar o mercado e vender a tua a música

7 Mandamento Não seja uma copia não autenticada

Ninguém quer ouvir uma copia não autenticada ( na voz do Xuxu Bower ). Tu tens algo especial mostre o mundo o que é. Não há mal nenhum em beber de um certo artista, todos nós temos artistas que inspiram um mais que o outro, não seja um plagio não irás longe. Podes começar com o mesmo estilo, ou com o mesmo esquema de rima ,mas tem que haver uma metamorfose tens que desenvolver a tua própria imagem o teu estilo próprio, o teu próprio flow a tua própria para que o mercado te possa identificar.

Lembre-se

Bons artistas copiam, mas grandes artistas roubam
— Pablo Picasso

8 Mandamento Torna-te um homem de negócios

Só porque gravaste uma música não significa que as discotecas, as empresas, as actividades culturais têm que te pagar. Para seres pago, a tua presença tem que ser capaz de vender bilhetes, álcool ou algum outro tipo de produto em qualquer local ou empresa.

A música é um negócio, nas palavras de Hov: 

I am not a businessman I am a business man
— Jay Z

que significa eu não sou eu sou um homem de negócio eu sou um negócioComo qualquer negocio tens que investir em ti mesmo até começares a ter lucros. Se não estas a se pago para actuar, ou para deixares cair umas barras lixadas na música de um outro artistas é porque não investiste o suficiente em ti mesmo. Ser um artista independente e uma rota inteligente podes ser bem sucedido com um orçamento pequeno, mas ainda é um orçamento. Até você perceber que és um negócio e tens que fazer investimentos inteligentes no teu "negócio “, o que fazes é um passatempo e não um negócio

As grandes produtoras querem grandes retornos e para teres uma produtora atrás de ti vai levar um grande investimento por tua parte. Mas nos dias de hoje não precisas de produtora. Podes fazer jaba suficiente sendo independente e tendo parecerias exemplos vivos disso são Anselmo Ralph, Dji Tafinha, C4 Pedro etc. 

9 Mandamento Seja diferente

Descobre uma forma de se separar do resto., não podes te destacar da multidão quando fazes parte da multidão é impossível. Um exemplo pode ser faça músicas com temas específicos vai abrir inúmeras novas avenidas promocionais; um blogue de rap vai publicar uma nova música de rap, mas uma música de rap sobre um assunto específico pode ser publicados em blogs de rap e em outros blogs ou revistas etc que lidam com o mesmo tema. Há muitas formas de se destacar seja criativo seja imprevisível.

10 Mandamento Seja consistente  

O mais importante no mercado de hoje é ser visível. Não importa teres a melhor música do mundo com as barras mas quentes se ninguém sabes quem és ou ninguém te conhece a tua música não tem valor. Tens que ser visto, as pessoas têm que te ouvir. Faça muitos shows, mesmo se forem gratuitos, mesmo se as únicas pessoas sejam apenas a sua família e os teus bradas. Fica craque na arte de actuar, chega o máximo possível a perfeição, grava e por no Youtube. O YouTube deu origem a uma série de estrelas, ponha porás tuas músicas e actuações no Youtube. Seja activo nas redes sócias para que as pessoas saibam a onde encontrar a tua música. Crie uma relação com o publico porque eles serão os teus fãs. Eles querem saber o que gostas e o que não gostam, os fãs querem se identificar com os artistas.  Tenha sempre bom conteúdo nas redes sociais. E não bombardear os blogs e portais com links da tua música é irritante.

DEIXA DE USAR MEDIAFIRE E USA SOUNCLOUD( Isso é o Mandamneto).  Não entendo porquê artistas angolanos usam Mediafire, se és um novo artista ninguém quer se dar o trabalho de baixar a tua música para voltar a apagar se não gostamos da música. Então na maior parte das vezes não baixamos a música é a pura verdade. Soundcloud foi feito especialmente para descobrir novos artistas, podes cultivar seguidores, o publico pode ouvir a tua música sem baixar e podem decidir baixar a música se quiserem e não só o publico pode re-postar as músicas nas suas páginas, os blogues, os sites podem usar o código do Soundcloud para incorporar a tua música nas publicações. Tudo isso no mesmo site só há  prós não há contras.

11 Mandamento Faça Networking

Criando relações  com as pessoas certas irá  te por no caminho rápido para o sucesso. As oportunidades que se tornam disponíveis porque estás nos círculos certos são incríveis.

Participa em todos eventos e actividades locais possível, converse com pessoas nesses circuitos. Faça conexões com profissionais que estão inseridos no mundo da música e fora da música. Fazer networking online pode render alguns dos mesmos resultados. Se não poderes ir as actividades locais por algum motivo, as redes sócias como o Twitter para começar conversas com qualquer pessoa.

Torna o teu networking eficaz – esteja sempre disposto a ajudar em qualquer relacionamento. Quanto mais ajudares alguém - o mais provável é que as pessoas que ajudaste vão se lembrar de ti e irão enviar oportunidades ou novos contactos na tua direcção. Construa relacionamentos de longo prazo.

12 Esqueça o mixtape

Novos ouvintes são capazes dar uma  chance há uma única música tua (ou mais provavelmente os primeiros 30 segundos) para provar que a música é boa. Disponibilizar um projecto completo com material equivalente de um álbum é muito menos importante do que uma queta quente. Uma estratégia melhor seria, cada mês disponibilizar uma ou duas músicas  ou cada dois meses disponibilizar duas ou Três boas cassetes bem feitas, bem trabalhadas, tudo nos trinques esse método pode cria mas expectativa por parte dos fãs que um mixtape